01 agosto 2012

ALGUNS DESTAQUES | MÊS DE JULHO


LOCAL:

+ 2ª Feira da Criatividade (aliança entre a criatividade e a sensibilização ecológica), organizada pela Eco-Cartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista, nos dias 6, 7 e 8 de Julho, junto à Praça de Touros do Cartaxo.

+ Final do 1.º Concurso de Fado Amador do Concelho do Cartaxo, organizado pela Rádio Cartaxo e Jornal O Povo do Cartaxo, no dia 8 de Julho, no Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo.

+ 2.ª edição do Garagesound Fest - Concurso de Bandas do Cartaxo, nos dias 6 e 7 de Julho, no Centro Cultural do Cartaxo.

+ O Centro de Dia e ATL de Valada – O Tejo – promoveu o espetáculo “O Tejo a cantar”, junto à fluvina de Valada, de forma a angariar fundos para a  instituição.

+ Uma parceria do workshop de técnica vocal do Centro Cultural e da classe de canto da Sociedade Filarmónica Cartaxense organizou o espectáculo "Alegria", no Centro Cultural do Cartaxo.

+ Cartaxo tem projecto de doação e troca de manuais escolares.

+ De 20 a 22 de Julho de 2012: IV Feira Medieval de Vila Chã de Ourique / Comemorações da Batalha de Ourique, organizado pelo Centro Social Ouriquense pela Junta de Freguesia. Foi aqui que se desenrolou a Batalha de Ourique, em 25 de Julho de 1139. Este evento histórico marcou de tal forma o país que o referenciam como um milagre, encontrando-se retratado no brasão de armas de Portugal: cinco escudetes (cada qual com cinco besantes), representando as Cinco Chagas de Jesus e os cinco reis mouros vencidos na batalha.


NACIONAL:

+ Equipa portuguesa conquista quatro medalhas nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. Jovem de Alcanena é bicampeão nas Olimpíadas.

- Miguel Relvas fez licenciatura num ano.

- Cavaco Silva diz que portugueses sofrem efeitos de "uma vida fácil".

- Santarém: Moita Flores pede suspensão do mandato alegando motivos de saúde e obrigações da vida literária... para preparar candidatura a Oeiras.

- Estudantes até 23 anos ficam sem desconto nos passes.

- Troca de palavras entre D. Januário Torgal, Bispo das Forças Armadas, e o Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

- Grande vaga de incêndios em Portugal.


INTERNACIONAL:

+ François Hollande sobe impostos aos mais ricos em França.

+ 18 de Julho: O Mundo festejou o 94.º aniversário de Nelson Mandela.

+ Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 em Londres.

Sem comentários: