06 julho 2012

Assembleia de Freguesia do Cartaxo - 26-06-2012


PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA:
1. Endereço os parabéns à nova Mesa da Assembleia de Freguesia, eleita na anterior reunião, na pessoa do Sr. Presidente Jorge Nogueira. Faço votos de bom trabalho para o mandato.

2. Gonçalo Amorim: Colega de Assembleia de Freguesia, jovem ex-ciclista cartaxeiro que sempre dignificou o nosso concelho ao longo de 20 anos de carreira. Homem humilde e trabalhador. (declaração de pesar)

3. Destaques jovens na nossa Freguesia:
+ O Grupo Coral Marcelino Mesquita, composto por alunos da E.B. 2,3 José Tagarro, encheu o Centro Cultural do Cartaxo com uma gala que deu vida às músicas dos filmes de animação da Disney.
+ As alunas Beatriz Caetano, Inês Correia, Inês Gonçalves e Luísa Baltazar, orientadas pela prof. Célia Morgado, representaram a Escola Secundária do Cartaxo na final Distrital do Fórum "Entre Palavras", promovido pelo Jornal de Notícias, defendendo o tema «Poupança» e obtendo, com o seu desempenho, a medalha de bronze.
+ Feira Medieval do Agrupamento Marcelino Mesquita, realizada na E.B. 2,3 José Tagarro.
+ Concurso “A Escola Tem Talento”, organizado pela Escola Secundária do Cartaxo, encheu o Centro Cultural do Cartaxo.
+ Convívio do Ateneu Artístico Cartaxense na Horta da Fonte - Angariação de fundos para compra de material gímnico. A melhor discoteca da região associou-se à causa associativa e às centenas de jovens que integram as modalidades do AAC. Casa cheia!
+ As equipas de iniciados, juvenis e seniores femininos do Sport Lisboa e Cartaxo sagraram-se campeãs dos respectivos campeonatos distritais.
+ Sofia Duarte, atleta do Ateneu Artístico Cartaxense, foi campeã nacional de heptatlo e triatlo no escalão femininos juvenis.
+ Escola do Norte venceu concurso “Ruas da Lezíria”. A EB 1 nº 2 do Cartaxo venceu no 1º escalão, para escolas do 1º ciclo, com um trabalho sobre a Rua Nova do Valmosqueiro, numa iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.
+ O projecto “SAI – Sistemas Ambientais Inteligentes”, da Escola Secundária do Cartaxo, foi considerada a segunda melhor ideia empresarial do EmpreEscola, um concurso promovido pela Nersant.
+ A equipa feminina do Ateneu Artístico Cartaxense venceu o Campeonato Distrital Absoluto de Ar Livre da Época de 2011-2012, uma organização da Associação de Atletismo de Santarém, que se realizou no Estádio Municipal de Abrantes.
+ A equipa de basquetebol da Escola Secundária do Cartaxo ficou em terceiro lugar no campeonato escolar distrital da modalidade.
4. Destaques:
+ Casa João Manuel - APPACDM Santarém, no Cartaxo, está a tornar-se uma realidade.
+ Festas da Cidade organizadas pelas Gentes do Cartaxo - Mês da Cultura Tradicional Ribatejana.
Foi novamente um grande sucesso, com imenso trabalho, dedicação e empenho, feito pela “prata da casa”. Conseguiu atrair milhares de pessoas à nossa Freguesia.
Deixo uma palavra de apreço à Associação Gentes do Cartaxo e a todos os que ajudaram, na pessoa do seu Presidente Délio Pereira.
As festas contaram com uma inovação: as entradas de toiros pelas ruas, que pretenderam recriar o trabalho que era feito pelos campinos, trazendo o gado do campo. Acho que foi uma excelente homenagem à ruralidade que é imagem de marca da nossa terra e que deve continuar a sê-lo.
+ 5º Congresso do Caracol, organizado pelos Escuteiros CNE 1120 do Cartaxo, nos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, junto à Praça de Touros do Cartaxo.
+ 2ª Feira da Criatividade (aliança entre a criatividade e a sensibilização ecológica), organizada pela Eco-Cartaxo – Movimento Alternativo e Ecologista, nos dias 6, 7 e 8 de Julho, junto à Praça de Touros do Cartaxo.
5. Informação:
- Pergunta enviada pelos deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo de Santarém (Idália Salvador Serrão, António Serrano e João Galamba), ao Sr. Ministro da  Educação e Ciência, no passado dia 29 de Maio de2012, sobre a Requalificação do Parque Escolar no Distrito de Santarém.
Situação da Escola Secundária do Cartaxo:
Em 29 de Janeiro de 2011 (ainda no mandato do anterior Governo), foi anunciada a inclusão da Escola Secundária do Cartaxo na Fase 4 do Programa de Modernização Escolar.
Espero que, com 30 anos de existência, não seja agora excluída, tendo em conta a notícia de que o Prof. Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, admitiu suspender todas as obras da Parque Escolar. Espero que, na reavaliação caso a caso, a “nossa” Escola mereça ter o investimento e a atenção que necessita.

6. Preocupações:
- Aumento do preço da água no Concelho do Cartaxo.
- Crescente desemprego na nossa região (A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 14,9 % da população activa no primeiro trimestre de 2012, o nível mais alto de sempre, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no dia 16 de Maio).
- Notícia O Mirante: Município do Cartaxo está no vigésimo lugar da lista nacional que reporta a evolução dos pagamentos em atraso dos municípios, tendo em final de Dezembro de 2011 um total de 19,6 milhões de euros de dívidas com mais de 90 dias a fornecedores de bens e serviços.
- Empreitada de construção da nova Escola Básica 2/3 de Cartaxo/Vila Chã de Ourique, teria data prevista de conclusão para Setembro de 2012.
- Revisão do Plano de Trânsito da Cidade do Cartaxo.

Se algum leitor quiser sugerir assuntos a abordar numa próxima Assembleia de Freguesia do Cartaxo, envie por favor um e-mail para vascocas@gmail.com
Só com o contributo de todos poderemos ter uma melhor freguesia. Obrigado.
Vasco Casimiro

Sem comentários: