01 julho 2012

ALGUNS DESTAQUES | MÊS DE JUNHO

LOCAL:

+ Eleições no PS/Cartaxo. Pedro Magalhães Ribeiro eleito na maior votação de sempre.

+ Festas da Cidade organizadas pelas Gentes do Cartaxo - Mês da Cultura Tradicional Ribatejana.

+ Escola do Norte vence concurso “Ruas da Lezíria”. A EB 1 nº 2 do Cartaxo venceu no 1º escalão, para escolas do 1º ciclo, com um trabalho sobre a Rua Nova do Valmosqueiro, numa iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

+ O projecto “SAI – Sistemas Ambientais Inteligentes”, da Escola Secundária do Cartaxo, foi considerada a segunda melhor ideia empresarial do EmpreEscola, um concurso promovido pela Nersant.

+ 7.º Aniversário do Centro Cultural do Cartaxo - A voz de Mafalda Arnauth encheu a sala principal do CCC.

+ Arraial na praia de Valada - O Centro de Dia e ATL de Valada “O Tejo” promoveu, na praia fluvial de Valada, um arraial popular com uma recriação de tradições e costumes da freguesia, com encenações e canções alusivas.

+ A equipa feminina do Ateneu Artístico Cartaxense venceu o Campeonato Distrital Absoluto de Ar Livre da Época de 2011-2012, uma organização da Associação de Atletismo de Santarém, que se realizou no Estádio Municipal de Abrantes.

+ A equipa de basquetebol do Agrupamento D. Sancho I, de Pontével, venceu o campeonato escolar distrital da modalidade. A equipa da Escola Secundária do Cartaxo ficou em terceiro lugar no campeonato.

+ 5º Congresso do Caracol, organizado pelos Escuteiros CNE 1120 do Cartaxo, nos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho, junto à Praça de Touros do Cartaxo.

- Aumento do preço da água no Concelho do Cartaxo.


NACIONAL:

- Um ano após as eleições legislativas: Portugal está pior e os portugueses estão a viver com maiores dificuldades.

- Valor dos apoios aos doutoramentos no estrangeiro vai ser cortado em 60%. Bolseiros dizem que fica em causa internacionalização dos cientistas nacionais, mas Fundação para a Ciência e Tecnologia defende que o impacto será reduzido.

+ Ciclista Rui Costa conquista a volta à Suíça.

+ Selecção nacional de futebol chegou às meias-finais do Euro 2012.

+ Pedro Proença foi o árbitro escolhido para a final do Euro 2012.

+ O português Luís Gonçalves sagrou-se campeão europeu nos 400 metros, na categoria de deficiência visual, na Holanda. Gonçalves conquistou a medalha de ouro com um tempo de 50,83 segundos. Em segundo lugar ficou outro português: Rodolfo Alves.

+ Dulce Félix campeã da Europa nos 10.000 metros. Patrícia Mamona é medalha de prata no triplo salto. Sara Moreira conquistou a medalha de bronze nos 5000 metros nos Europeus de Helsínquia.


INTERNACIONAL:

- Necessidade do resgate financeiro da Banca Espanhola.

+ Maioria absoluta para os socialistas de Hollande nas eleições legislativas francesas.

Sem comentários: