02 junho 2012

ALGUNS DESTAQUES | MÊS DE MAIO

LOCAL:

+ Casa João Manuel - APPACDM Santarém, no Cartaxo, está a tornar-se uma realidade.

+ O Grupo Coral Marcelino Mesquita, composto por alunos da EB 2,3 José Tagarro, encheu o Centro Cultural do Cartaxo com uma gala que deu vida às músicas dos filmes de animação da Disney.

+ As alunas Beatriz Caetano, Inês Correia, Inês Gonçalves e Luísa Baltazar, orientadas pela prof. Célia Morgado, representaram a Escola Secundária do Cartaxo na final Distrital do Fórum "Entre Palavras", promovido pelo Jornal de Notícias, defendendo o tema «Poupança» e  obtendo, com o seu desempenho, a medalha de bronze.

+ Feira Medieval do Agrupamento Marcelino Mesquita, realizada na E.B. 2,3 José Tagarro.

+ Concurso “A Escola Tem Talento”, organizado pela Escola Secundária do Cartaxo, encheu o Centro Cultural do Cartaxo.

+ Convívio do Ateneu Artístico Cartaxense na Horta da Fonte - Angariação de fundos para compra de material gímnico. A melhor discoteca da região associou-se à causa associativa e às centenas de jovens que integram as modalidades do AAC. Casa cheia!

+ João Pereira, jovem da freguesia de Valada, sagra-se campeão Moldavo, no primeiro ano pela equipa do Sheriff FC, em futebol de 11.

+ As equipas de iniciados, juvenis e seniores femininos do Sport Lisboa e Cartaxo sagraram-se campeãs dos respectivos campeonatos distritais.

+ Sofia Duarte, atleta do Ateneu Artístico Cartaxense, foi campeã juvenil de heptatlo.

- Gonçalo Amorim: Partida do jovem ex-ciclista cartaxeiro que sempre dignificou o seu concelho ao longo de 20 anos de carreira. Homem humilde e trabalhador, colega de Assembleia de Freguesia no Cartaxo.

- Previsão de aumento do preço da água no Concelho do Cartaxo

- Notícia O Mirante: Município do Cartaxo está no vigésimo lugar da lista nacional que reporta a evolução dos pagamentos em atraso dos municípios, tendo em final de Dezembro de 2011 um total de 19,6 milhões de euros de dívidas com mais de 90 dias a fornecedores de bens e serviços.

- Assalto a uma caixa ATM deixa Mercado dos Casais Lagartos completamente destruído.


NACIONAL:

+ Portugal é o 15.º melhor país para uma mulher ser mãe, num total de 165 países analisados, de acordo com o relatório State of the World’s Mothers 2012, publicado em Maio pela organização internacional humanitária Save The Children.

+ A selecção portuguesa de atletismo para atletas com Síndrome de Down sagrou-se campeã do mundo.

- Campanha Pingo Doce no 1º de Maio: "Marketing da miséria"

- A 11 de Maio, Passos Coelho apelou aos portugueses para encararem o desemprego como uma oportunidade para mudar de vida. 

- A taxa de desemprego portuguesa atingiu os 14,9 % da população ativa no primeiro trimestre de 2012, o nível mais alto de sempre, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no dia 16 de Maio.

- 97 Centros de Novas Oportunidades já fecharam. Formadores dos CNO e outros trabalhadores irão ser despedidos.

- A gala dos Globos de Ouro (Sic) e os testemunhos dos galardoados demonstraram a profunda insatisfação com o actual Governo no que toca à área da Cultura.

- A OCDE referiu que a economia portuguesa está pior do que o Governo anunciou e que o défice orçamental será superior às metas do ministro das Finanças.

- As ameaças de Miguel Relvas a uma jornalista do "Público", a confirmarem-se, têm uma gravidade imensa. O facto de Relvas se referir aos autarcas como tendo uma "atitude de grande esquizofrenia" é igualmente censurável.

- Doentes crónicos passam a pagar por ambulância: A partir do dia 1 de Junho, os doentes oncológicos, os doentes renais crónicos, bem como os doentes em reabilitação em fase aguda (até 120 dias) passarão a pagar pelas deslocações, em ambulância, até ao hospital caso tenham um rendimento superior a 628,83 euros.


INTERNACIONAL:

+ Adolescente de 15 anos cria teste para cancro do pâncreas na Feira Internacional de Ciência e Engenharia.

+- Timor: 10 anos de independência num caminho que ainda se constrói com muitas dificuldades, entre as quais a corrupção e a especulação em torno do petróleo.

+- 9 de Maio - Dia da Europa: Numa Europa enfraquecida e cada vez menos solidária entre os seus Estados-Membros, há que ter esperança e insistir no aprofundamento dos valores europeus de entreajuda, combate às desigualdades e solidariedade entre povos.

+ José Mourinho: Campeão em Espanha, após Portugal, Inglaterra e Itália. O único treinador da história a vencer os três campeonatos mais fortes do Mundo!

+ François Hollande é eleito Presidente de França: A mudança começa agora!

Sem comentários: