22 agosto 2011

“Só surpreendemos os menos atentos”, diz seleccionador sub-20

Ilídio Vale, seleccionador nacional de futebol sub-20, disse nesta segunda-feira que sempre teve confiança na sua equipa e que o segundo lugar no Mundial da Colômbia só foi uma surpresa para quem desconhecia a selecção.

“Só surpreendemos os menos atentos e os media também têm responsabilidade. É importante perceber como nasceu esta selecção”, disse Ilídio Vale, à chegada a Lisboa, onde algumas centenas de pessoas (na maioria familiares) esperavam os jogadores que ficaram em segundo lugar no Mundial da Colômbia.

“Sabíamos que não éramos os mais talentosos, mas podíamos ser os mais fortes”, acrescentou Ilídio Vale, sublinhando que esta selecção teve um “trajecto muito difícil”, mas sempre cumpriu os objectivos.

“Provámos que somos uma grande equipa e lutámos até ao limite das nossas capacidades”, disse ainda o seleccionador.

Mostrando-se feliz – “Viemos muito satisfeitos e orgulhosos, porque honrámos o nome de Portugal” –, Ilídio Vale considerou que Portugal deveria ter sido campeão: “Merecíamos ser campeões do mundo, mas na final qualquer um pode vencer.”

Destacando a “humildade, dignidade e muita coragem” da selecção que comanda, Ilídio Vale defendeu ainda não haver razões para não apostar nos jovens portugueses.

“É a melhor equipa europeia de 2011, vice-campeã mundial, fez seis jogos consecutivos sem sofrer golos, foi elogiada mundialmente. Parece-me que não há dúvidas sobre a qualidade dos jogadores portugueses”, argumentou o seleccionador.

Então por que razão muitos destes jovens não terão lugar nos principais emblemas nacionais? “É necessário repensar o que se tem feito na formação em Portugal. Há grande investimento, os grandes clubes trabalham muito bem, mas tem de se resolver o hiato entre o último ano de júnior e o início da competição profissional”, respondeu Ilídio Vale: “Já se tomaram boas decisões no passado. Agora é importante passar à prática, porque toda a gente está interessada em ter melhores jogadores.”

in Público

Sem comentários: