07 outubro 2010

Cartaxo homenageou republicanos

A Assembleia Municipal do Cartaxo homenageou esta terça-feira os republicanos ilustres do concelho, no âmbito das comemorações do Centenário da República.
Homenageados foram Francisco José Pereira, Pedro Alves, Manuel Vítor da Costa Júnior e José de Oliveira Santos.

Francisco José Pereira era farmacêutico e proprietário do jornal “O Provinciano”, primeiro, e “Ribatejo”, que se publica durante 17 anos, e onde é feita propaganda das ideias republicanas.
Fundador da Associação dos Socorros Mútuos do Montepio, fez parte da Junta Escolar do Cartaxo, integra a Comissão de Beneficência e Ensino do Concelho do Cartaxo, a Comissão Distrital e Municipal Republicana. Após o 5 de Outubro de 1910, foi o primeiro presidente da câmara municipal, deputado às Constituintes em 1911 e senador, entre outros cargos que desempenhou.
Pedro Alves era comerciante. Foi sócio fundador da Associação dos Socorros Mútuos do Montepio, correspondente do jornal “O Século”, participou e discursou na primeira Festa do Trabalho do Cartaxo pela classe dos correeiros e fez parte da Comissão de Beneficência e Ensino e da Comissão Municipal Republicana.
Como membro do Partido Republicano, participou activamente em comícios e acções de propaganda. Foi, igualmente, sócio fundador do Sindicato Agrícola do Cartaxo.
Manuel Vítor da Costa Júnior também fez parte da Comissão Municipal Republicana e era presidente da Comissão Paroquial do Casal do Ouro.
José de Oliveira Santos, comerciante, foi sócio fundador da Associação dos Socorros Mútuos de Nossa Senhora da Conceição, integrou a Comissão Municipal Republicana, a Comissão Recenseadora das Crianças em Idade Escolar, foi vogal da junta da Paróquia do Cartaxo e director do Triângulo Maçónico 194 do Cartaxo.
Foi igualmente sócio fundador e membro da direcção do Sindicato Agrícola.
Estes republicanos ilustres foram agraciados com medalhas de mérito municipal.

in Rádio Cartaxo

Sem comentários: