25 maio 2010

Inaugurada obra da nova creche de Vale da Pedra

A obra da nova creche de Vale da Pedra, freguesia do concelho do Cartaxo, foi simbolicamente inaugurada este domingo com a presença do bispo de Santarém, Dom Pelino Domingues, que benzeu as instalações.

A iniciativa foi uma forma de dar a conhecer à população local o novo espaço da freguesia dedicado aos mais novinhos, concluído ano e meio após o lançamento da primeira pedra. Para Setembro fica marcada a abertura oficial, já com funcionários, todas as salas apetrechadas e representação da Segurança Social, que através do Programa Pares, financiou cerca de metade do custo da valência, garantiu o autarca de Vale da Pedra, Joaquim Edgar Oliveira.

Situada na rua da Pré-Escola, do lado contrário da estrada do actual jardim-de-infância, a nova creche tem dois pisos e bastante espaço. As inscrições para o ano lectivo 2010-2011 já decorrem com boa parte dos lugares disponíveis já ocupados. Dos 16 lugares de berçários, oito estão ocupados, 16 na sala até um ano (20 total) e 20 na sala até dois anos (30 total).

Numa inauguração acompanhada por dezenas de populares e autarcas, o presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas, realçou todos os colaboradores da obra e a sua importância para as famílias com crianças mas também por possuir condições para prestar apoio domiciliário aos cidadãos mais velhos.

Joaquim Edgar Oliveira confessou que não acreditava que fosse possível, então pouco tempo, concluir esta obra, numa freguesia com elevada taxa de nascimentos e muitos novos habitantes.

A construção da nova creche de Vale da Pedra tem um custo global de 662.595 euros, com financiamento do Programa Pares de 301.245 euros. Câmara do Cartaxo, Associação Comunitária de Vale da Pedra e junta de freguesia asseguraram os restantes 361.350 euros.

in O Mirante

Sem comentários: