12 abril 2010

Braga - Capital Europeia da Juventude (CEJ) em 2012

A cidade de Braga vai ser a Capital Europeia da Juventude (CEJ) em 2012. O júri do Fórum Europeu da Juventude (FEJ), que ontem esteve reunido em Bruxelas, confirmou a escolha da cidade portuguesa para suceder a Antuérpia como sede do evento.

Braga levou a melhor sobre duas cidades gregas: Iráclion e Byron Braga levou a melhor sobre duas cidades gregas: Iráclion e Byron (Hugo Delgado)

Braga levou a melhor sobre duas cidades gregas: Iráclion, capital da ilha de Creta, e Byron, situada próxima de Atenas. A escolha apenas será oficializada no final do mês, na próxima reunião do FEJ, mas fonte próxima do processo confirma ao PÚBLICO a escolha da cidade minhota.

A Câmara de Braga não quer, para já, tecer comentários à decisão, preferindo esperar pela oficialização da mesma. O projecto da CEJ 2012 está orçado em 1,2 milhões de euros e dá prioridade às iniciativas de emprego jovem e de empreendedorismo. Esta área concentra as principais iniciativas previstas no projecto de candidatura apresentado em meados de Março.

O documento prevê a criação de um Gabinete de Empreendedorismo, em parceria com a Associação Académica da Universidade do Minho, que apoie os jovens a concretizar projectos empresariais e de criação de emprego. “Nem sempre a formação dos jovens se adapta ao aparelho produtivo da região e nós podemos ajudá-los a adaptarem-se à realidade”, defende Hugo Pires, vereador da Juventude da câmara bracarense. O autarca entende que a CEJ 2012 pode ser uma oportunidade para “incutir um espírito de risco nas novas gerações”.

A cidade fez da juventude da região um dos principais trunfos da sua candidatura, sublinhando que cerca de 80 mil dos 180 mil habitantes do concelho têm menos de 35 anos. A candidatura prevê a realização de 112 workshops e 88 seminários em áreas como o ambiente e sustentabilidade, o diálogo inter-geracional, o voluntariado e a inclusão social. Ao todo, serão cerca de 13 mil horas de actividades directamente ligadas à juventude que Braga vai receber em 2012.

A capital de distrito acolhe a Capital Europeia da Juventude no mesmo ano em que a cidade vizinha de Guimarães vai ser Capital Europeia da Cultura. As duas autarquias já demonstraram disponibilidade para colaborar na promoção de eventos conjuntos.

in Publico

Sem comentários: