15 abril 2010

Aveiras de Cima - "Vila Museu do Vinho" inaugurada a 24 de Abril

Um "museu vivo" onde as adegas e as vinhas são os "elementos" em exposição.

O Projecto Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho” vai ser inaugurado no próximo dia 24 de Abril, sábado, pelas 15:30 horas. Segue-se um conjunto de actividades, onde se destacam a visita às instalações da Taberna e Centro de Interpretação (Casa da Câmara), a visita a adegas e a uma vinha, culminando com um lanche na vinha com produtos regionais.

Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho” é uma iniciativa única a nível nacional, que pretende recriar um “museu vivo”, onde os visitantes poderão interagir com os espaços, os materiais, e conhecer o ciclo do vinho.

Poderão ser visitadas 17 adegas – algumas fundadas em finais do século XIX, outras mais modernas criadas há poucos anos - todas propriedades privadas, e produtoras de vinho branco e tinto.

Ao circular pela Vila de Aveiras de Cima, o visitante encontrará devidamente assinaladas nas ruas e nas fachadas das adegas as placas identificativas da “Vila Museu do Vinho”.

O projecto Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho” pretende reduzir o abandono da vinha; promover o vinho dos pequenos e médios produtores e criar um produto turístico singular e de elevada qualidade, que consiga atrair mais visitantes à Vila.

O Centro de Interpretação, a funcionar na “Casa da Câmara”, será o ponto de partida para a descoberta da “Vila Museu do Vinho”. É aqui que os visitantes recebem as boas-vindas, ficando a conhecer o programa da visita. O Centro de Interpretação prestará também apoio aos produtores de vinho, nomeadamente, na realização de acções de formação, que permitirão a actualização de conhecimentos técnicos.

Aveiras de Cima – “Vila Museu do Vinho” poderá ser visitada aos fins-de-semana, das 14h às 20h, sendo que, mediante marcação no Posto de Turismo, poderão ser realizadas visitas noutros dias.

Não perca a oportunidade de visitar um projecto turístico que junta tradição com inovação e onde o vinho é o centro das atenções. Afinal, Aveiras de Cima é a “Vila Museu do Vinho”.

Visite o blogue Aveiras de Cima - Vila Museu do Vinho


in CM Azambuja

Sem comentários: