21 março 2010

O concelho do Cartaxo bem representado

QUATRO RESTAURANTES DO CARTAXO NO CONCURSO DE IGUARIAS E VINHOS DO TEJO

Adega do Avô, O Batalhoz, A Prensa e Taberna do Alfaiate são os restaurantes do concelho inscritos no I Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo.

Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRT) em parceria com o CNEMA, Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, Associação de Municípios Portugueses do Vinho, Caminhos do Ribatejo e Rota dos Vinhos do Tejo, o I Concurso de Iguarias e Vinhos do Tejo, teve início no dia 16 de Março, termina a 28 do mesmo mês e conta com 23 restaurantes inscritos.

Quatro restaurantes do Cartaxo apresentam quatro menus diferenciados

O restaurante Adega do Avô vai servir Guarda Rios Branco (2008) a acompanhar Roleira de Almoster, o prato principal será Galo Estufado com Vinho Tinto, regado pelo Bridão Clássico Tinto (2007) e a terminar Requeijão com Doce de Abóbora que servirá com Plexus Rosé (2008).

Queijo Fundido e Azeitonas com Vale de Lobos Espumante Bruto Tinto (2007), abrem o menu do restaurante O Batalhoz, que escolheu para prato principal o Bacalhau à Casa, acompanhado de Quinta da Lapa Tinto (2008) e como sobremesa Delícia da Casa com Plexus Rosé (2008).

A Prensa abre o Menu com Moelas de Frango Estufadas que fazem parceria com Quinta do Falcão Superior Branco (2008), ao que se segue Polvo no Forno com Broa e Guarda Rios Branco (2008), a refeição termina com Pudim Conventual Abade de Priscos e Plexus Rosé (2008).

O restaurante Taberna do Alfaiate resolveu trazer o fiel amigo logo de entrada e servirá Tiborna de Bacalhau com Quinta da Alorna Reserva Arinto & Chardonay Branco (2009), a carne foi chamada a prato principal como testemunha o Porco Preto Assado no Forno à Padeiro que será servido com Guarda Rios Tinto (2007), para finalizar a sobremesa será Manjar Celeste em Cama de Amêndoas Crocante servido com Quinta da Alorna Colheita Tardia (2007).



Divulgar Vinhos do Tejo e restaurantes da região

Este I Concurso tem como principal objectivo a divulgação dos Vinhos do Tejo e da restauração que melhor case o vinho com os sabores das iguarias. O júri – composto por Mário Louro, enólogo, Michel, chefe de cozinha, Fernando Melo, jornalista de gastronomia, João Geirinhas, representante da Revista de Vinhos e António Rhodes, representante do jornal Correio do Ribatejo -, vai avaliar um menu composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa, que devem ser acompanhados pela respectiva selecção de Vinhos do Tejo.

Os restaurantes terão, depois do Concurso, oportunidade de constar do Guia de Restaurantes que será editado ulteriormente, no qual cada restaurante terá espaço para uma apresentação do estabelecimento e de todos os pratos e vinhos constantes da ementa submetida à participação.

in CMC

Sem comentários: