02 fevereiro 2010

Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha unidos na certificação do património cultural

Os municípios de Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha ultrapassaram a fase final do processo de certificação internacional Herity, assegurando a certificação dos primeiros cinco bens culturais em Portugal. Os bens em fase de avaliação final são a Biblioteca Municipal António Botto (Abrantes), o Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo (Mação), Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha e Centro de Interpretação de Arqueologia do Alto Ribatejo (Vila Nova da Barquinha) e o Castelo de Abrantes.

“Abrantes, Barquinha e Mação dão ênfase a um processo que é um exemplo para o país. Um processo dinâmico de cooperação, de trabalho em rede para podermos validar os bens patrimoniais que estão a ser avaliados pela comissão Hertity”, apontou Saldanha Rocha (PSD), presidente da Câmara Municipal de Mação para quem “o Herity vem dar as pistas para que os bens patrimoniais possam ser mais valorizados e protegidos”.

O Herity resulta da junção das palavras Heritage (património) e Quality (qualidade) – resulta de um sistema criado pelo Comité Internacional para a Gestão de Qualidade do Património Cultural que visa "combater a falta de informação relativa ao património cultural" e ajudar o público a decidir se deve ou não visitar um local que é património cultural, aplicando-se a museus, monumentos, edifícios religiosos, castelos, parques arqueológicos, bibliotecas e arquivos.

Segundo Jorge Rodrigues, coordenador nacional do programa Herity Portugal, este processo de avaliação e de certificação, reconhecido pelo Comité do Património Mundial da UNESCO (agência da ONU para a Educação, Ciência e Cultura), inclui uma análise rigorosa da gestão patrimonial e do valor cultural dos sítios, da conservação destes, das informações transmitidas ao público e da qualidade dos serviços prestados, “os quatro aspectos-chave da gestão patrimonial”.

Com a avaliação dos bens culturais dos concelhos de Abrantes, Mação e Vila Nova da Barquinha, Portugal junta-se a Itália, Espanha e Brasil, sendo o quarto país a submeter-se o seu património à avaliação deste sistema reconhecido pelo Comité do Património Mundial da UNESCO. A cerimónia de entrega dos símbolos Herity aos cinco sítios agora certificados deverá ocorrer no próximo mês de Abril.

in O Mirante

Sem comentários: