26 novembro 2009

Empresa de alta qualidade aguarda para se instalar no Cartaxo

A empresa YDreams vai instalar no Parque de Negócios do Cartaxo uma spin-off que irá ser a maior e mais avançada empresa de base tecnológica instalada na região. As negociações para o investimento foram desenvolvidas pela Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém.

Spin-off é um termo inglês utilizado para descrever uma nova empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa de uma empresa, universidade ou centro de pesquisa público ou privado, normalmente com o objectivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. É comum que estas se estabeleçam em incubadoras de empresas ou áreas de concentração de empresas de alta tecnologia. A Spin-off do Cartaxo irá chamar-se Ynvisible.

Numa primeira fase a empresa ficará instalada na DET, em Santarém, que é considerada uma das três maiores incubadoras de empresas do país, com 23 empresas instaladas e 225 trabalhadores. A Ynvisible irá para o Cartaxo logo que sejam concluídas as obras de infraestruturação da 1ª fase do Parque de Negócios daquele concelho.

A empresa irá implementar uma tecnologia disruptiva na criação de electrochromics displays. Este projecto foi alvo de um processo de investigação que durou 5 anos, e tem como parceiros a Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Sonae Indústria, Grupo Amorim, Barbosa e Almeida e a gps. Durante a primeira fase de investimento, a Ynvisible irá ocupar-se da criação de protótipos e preparar a segunda fase de investimento.

A YDreams é uma empresa global especialista em tecnologias de interacção, com foco na área de Realidade Aumentada. Tem escritórios na Costa da Caparica (Madan Parque Sul), Barcelona e Austin, Texas, nos Estados Unidos da América.

Durante os últimos anos tem vindo a desenvolver ambientes interactivos de larga escala, produtos inovadores e propriedade intelectual, através da combinação de tecnologia e design. Neste momento está a arrancar processos de spin-off de tecnologias únicas, sendo a Ynvisible a instalar no Cartaxo, uma delas.

A nova empresa, que terá sede social no Cartaxo, tem como Presidente do Conselho de Administração o Prof. António Câmara e como Vice-Presidente advanced research development, a Professora Inês Henriques.



Quem é António Câmara vencedor do Prémio Pessoa 2006

António Câmara, vencedor do Prémio Pessoa 2006, destacou-se como pioneiro na investigação em informação geográfica. Desse seu trabalho de investigação resultou a criação da Y-Dreams, uma empresa de sucesso na área do software para multimédia, realidade virtual e computação móvel.

A par de director executivo da empresa, que fundou em 2000, António Câmara, 52 anos, é professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (IST) em 1977, fez pós-graduação nos Estados Unidos, onde obteve os graus de MS c e PhD em engenharia de Sistemas Ambientais pelo Virgina Tech.

Esteve associado aos MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts), como pós-doutorado em 1983, e posteriormente como professor visitante (1988-89), tendo em 1992 recebido o título de “Agregado” pela Universidade Nova de Lisboa. Tem mais de 150 publicações internacionais, entre as quais se destaca o livro Environmental Systems, editado pela Oxford University Press (2002). Liderou, além disso, três dezenas de projectos de investigação científica financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, National Science Foundation, NATO e União europeia.

In O Mirante

Sem comentários: