16 julho 2009

Jerzy Buzek é o novo Presidente do Parlamento Europeu

O eurodeputado polaco Jerzy Buzek, nascido a 3 de Julho de 1940 em Śmiłowice, será o Presidente do Parlamento Europeu durante os próximos 2,5 anos. O voto secreto realizou-se hoje em Estrasburgo, durante a sessão constitutiva do Parlamento eleito em Junho. Buzek foi eleito com 555 votos. "É um enorme desafio e uma grande honra", afirmou, sublinhando a importância de compreender as necessidades dos cidadãos, para "poder desempenhar bem o nosso trabalho".
Primeiro-ministro da Polónia entre 1997 e 2001, Jerzy Buzek iniciou as negociações de adesão e preparou o país para a integração na União Europeia.

Eleito eurodeputado em 2004 pelo Grupo Popular Europeu, depois da adesão da Polónia, Buzek foi membro da Comissão da Indústria, Investigação e Energia, e da Delegação para a Cooperação Parlamentar com a Ucrânia.

"Entendo a minha eleição como um tributo"
Referindo-se aos 10 novos Estados-Membros da União Europeia, o 13° Presidente eleito desde as primeiras eleições directas de 1979 considerou a sua eleição "como um tributo a todos os milhões de pessoas que lutaram pela democracia" nos países da Europa de Leste.

Depois de agradecer a Eva-Britt Svensson (Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde), a única candidata além de Jerzy Buzek que se manteve na corrida até hoje e que reuniu 89 votos, o novo Presidente do Parlamento Europeu falou da importância do desenvolvimento de alianças internacionais, nomeadamente com as potências mundiais emergentes.

"Sou um cientista de profissão"
Antigo Professor de Ciências Técnicas, Jerzy Buzek é "Honoris Causa" pelas Universidades de Dortmund, Seul e Isparta assim como dos Institutos politécnicos da Silésia e de Opole.

in Europarl

Sem comentários: