04 junho 2009

Bombeiros do Cartaxo formam 280 pessoas em suporte básico de vida

Os Bombeiros Municipais do Cartaxo (BMC) formaram, durante a manhã de dia 30, sábado, 280 pessoas com o curso de Suporte Básico de Vida, aproveitando o relvado do estádio municipal para a realização dos exercícios práticos e o Centro Cultural para a parte teórica.

O adjunto do comando, Vítor Reis, alertou que o assunto não diz apenas respeito a médicos, enfermeiros ou pessoal de socorro mas a todos os cidadãos. E lembrou que a rapidez de resposta contitui factor de sucesso no processo de reanimação de uma vítima. “As hipóteses de sobrevivência de uma vítima de paragem cardio-respiratória quando assistida no primeiro minuto são é de 98 por cento, de 50 por cento no quarto minuto e de apenas 11 por cento no sexto minuto”, exemplificou. Sem esquecer a importância do contacto com o número de emergência 112.

Os conhecimentos foram depois colocados em prática no estádio municipal. Os participantes foram divididos em 28 grupos, cada um com um formador, e cada um aplicou os procedimentos de reanimação em manequins próprios com auxílio de uma uma válvula para manobras de ventilação. Cada "socorrista" recebeu também um diploma de participação.

Com esta acção, os BMC pretenderam reforçar a prevenção no concelho. Depois da formação dada nas escolas e do rastreio da diabetes, a corporação quis agora dirigir a prevenção para o suporte básico de vida. “O objectivo é marcar uma agenda no concelho. Em termos futuros, e face à adesão que tivemos, é expectável que venhamos a potenciar este tipo de iniciativas junto da população e virar muito aquilo que são as nossas valências e competências para a prevenção, mitigando eventuais problemas que venham a acontecer”, anunciou o comandante, Mário Silvestre.

in O Mirante

Sem comentários: