13 outubro 2008

Comemorações do Centenário do nascimento de Alfredo Trindade e José Maria Nicolau.


A Casa do Benfica e o Núcleo Sportinguista do Cartaxo vão comemorar em conjunto, o centenário do nascimento de Alfredo Trindade e José Maria Nicolau.
Trata-se de duas figuras incontornáveis do ciclismo nacional, atletas que ao serviço do Sporting, Trindade e do Benfica, Nicolau, contribuíram decisivamente para a consolidação do emblema dos respectivos clubes e divulgação da modalidade desportiva.
A rivalidade que existe até hoje, entre benfiquistas e sportinguistas, remonta ao anos 30 altura em que estes dois atletas arrastavam multidões às estradas para ver passar os ciclistas. Foi aqui que nasceu o clubismo e onde se acenaram as primeiras bandeiras dos dois clubes, com o povo a gritar pelo Sporting se Trindade vinha na frente, ou pelo Benfica se o líder do pelotão era Nicolau.
Foi para recordar estas duas figuras, que apesar de rivais eram amigos e conterrâneos, que a Casa do Benfica e o Núcleo Sportinguista do Cartaxo se uniram para comemorar o centenário do nascimento dos ciclistas, numa demonstração de grande fair-play, amizade e espírito desportivo.
As comemorações terão lugar na cidade do Cartaxo no próximo dia 19 de Outubro de 2008, presididas pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e com a presença dos presidentes do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal e do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, entre outras personalidades.

Contactos da Comissão: Ana Caria 912692392, Leopoldo Neves 965397796, Domingos Xavier 919454511, Álvaro Reis 919235470


Veja o cartaz em X-Centrico


Benfica e Sporting juntos por Nicolau e Trindade


RUI MANUEL MENDES
Centenário. Os malogrados ciclistas Alfredo Trindade e José Maria Nicolau proporcionaram emocionantes dérbis nas estradas portuguesas. O 'Diário de Notícias', que organizou as edições de 1931, 32, 33 e 34 da Volta a Portugal, dá-lhe conta da homenagem de que irão ser alvo a 19 de Outubro

Benfica e Sporting juntos por Nicolau e Trindade
É consensual que a convivência entre benfiquistas e sportinguistas nem sempre é fácil de acontecer nos dias de hoje. Mas muitos desconhecem que são os antigos ciclistas José Maria Nicolau e Alfredo Trindade que estão por detrás desta história de rivalidade entre os dois clubes. Ambos estariam certamente longe de imaginar que os seus duelos nas estradas portuguesas iriam potenciar um clubismo por vezes exacerbado até aos nossos dias - e que promete continuar por esses anos fora.

Apesar da rivalidade que existe em termos clubísticos, a Casa do Benfica e o Núcleo Sportinguista do Cartaxo decidiram mostrar que o "fair-play" ainda existe no século XXI, ao avançarem com uma homenagem a duas figuras incontornáveis do ciclismo nacional e dos dois clubes de Lisboa. "Como somos conterrâneos e amigos, não fazia sentido não fazer a homenagem em conjunto", explica Ana Caria, da comissão organizadora, sobre a ideia da comemoração do centenário dos nascimentos (ocorreram em 1908) de José Maria Nicolau e Alfredo Trindade, ambos naturais do concelho do Cartaxo.

A homenagem está agendada para o próximo dia 19 de Outubro e a comissão de honra entretanto formada para o efeito conta com a presença de figuras ilustres. Esta tem como presidente Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, fazendo ainda parte nomes como Artur Lopes, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Filipe Soares Franco e Luís Filipe Vieira, presidentes do Sporting e Benfica, respectivamente, Francisco Valada ou Marco Chagas.

Juntamente com José Maria Nicolau e Alfredo Trindade, os antigos ciclistas Francisco Valada e Marco Chagas fazem com que "o Cartaxo seja o concelho que mais ganhou Voltas a Portugal. Foram nove no total", destaca Leopoldo Neves, também da comissão organizadora, ao DN sport.

O dia das comemorações começará com um passeio de cicloturismo (3 euros por pessoa) no concelho do Cartaxo, estando agendado um descerramento de uma placa comemorativa do centenário junto a um monumento ao ciclista, já existente naquele concelho. Haverá também um almoço (22 euros por pessoa) e uma sessão solene, sendo esperadas "pessoas de todo o país", de acordo com Leopoldo Neves. Por isso, os interessados nesta iniciativa de âmbito nacional terão de fazer a sua inscrição até ao dia 15 de Outubro.

in DN

Sem comentários: