07 setembro 2008

ALPIAGRA - Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça

clique na imagem para ver o programa completo


A Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça que é inaugurada esta tarde, é um espaço de encontro e de convívio onde não falta a animação para todos os gostos. Das picarias às danças e cantares, do artesanato aos petiscos regionais. Entre 5 e 14 de Setembro é só escolher.

O que têm em comum cantores e grupos musicais como Just Girls, Camané, Orquestra Pitagórica de Coimbra, Declinius ou José Malhoa? Aparentemente nada, mas todos eles integram o diversificado programa de animação da Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça, cuja 26ª edição decorre naquela vila até 14 de Setembro. Um cartaz onde não vão faltar também o folclore, o artesanato, desporto, as actividades equestres e taurinas, as sevilhanas, os vinhos, os doces e petiscos da região.

A abertura da feira está marcada para as 16h00 de sexta-feira e a inauguração oficial dá-se pelas 18h30. Nessa noite há um espectáculo de sevilhanas pelo grupo Y’Olé (21h30) e uma picaria pelas 22h30. A noite encerra com o DJ Fernandinho a dar música no Espaço Jovem. Nas noites de 6, 12 e 13 é a vez dos Dj Solange F., Alvim e Xavier escolherem a música de dança.

Sábado, 6 de Setembro, começa com o III Passeio de Carros Antigos, com arranque previsto para as 10h00. Às 16h00 a biblioteca vem à feira para contar histórias de encantar aos mais novos. Pelas 17h30 há oportunidade de apreciar vinhos numa prova para visitantes no Centro de Provas Dom Vinho, actividade que se repete diariamente. Animação de rua abre à noite pelas 20h30 e uma hora depois há cantares ribatejanos. A peculiar tuna académica Orquestra Pitagórica de Coimbra actua pelas 22h30.

O desporto abre o dia de domingo, 7, com o X Grande Prémio Piscatório das Vindimas na albufeira dos Patudos a partir das oito da manhã. Às 17h00 o Grupo de Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Cartaxense sobe ao palco e as populares Just Girls mostram os seus dotes às 21h30. Segunda-feira, dia 8, é consagrada aos pequenos cantores, com o espectáculo OTL 08, onde participam crianças e monitores do Programa de Ocupação de Tempos Livres da Câmara de Alpiarça. A partir das 22h00.

Terça-feira, 9, é Dia da Poesia, com um espectáculo de fados e poemas dedicado a Ary dos Santos, pelas 22h00. Às 22h30 há picaria. Na quarta-feira o duo Musicália abre a noite pelas 21h00 e uma hora depois sobe ao palco o cantor José Malhoa. Quinta-feira repete-se a dose dupla musical, com as actuações do Grupo de Gaita de Foles e Percussão Cornes (21h00) e do grupo Declinius (22h00).

O Dia da Tradição, 12 de Setembro, é marcado pelo Baile das Vindimas, animado por Rui Balsa e Amigos a partir das 21h30. Porco no espeto é o cardápio à disposição dos visitantes para retemperarem forças a partir das 23h00. No sábado, 13, a Banda da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro toca pelas 16h30. A animação de rua “A vaca vai ao Ebro”, pelas 20h30, precede o XXVI Festival de Folclore. A partir das 22h00 quatro ranchos mostram danças e cantares das zonas de Cantanhede, Valongo, Tavira e Alpiarça.

Domingo, 14 de Setembro, é Dia do Fado, mas o programa começa com o raid cicloturístico Alpiagra XXVI – Homenagem a Jacinto Reis, com início marcado para as 08h00. Às 16h00 começa o II Festival de Acordeão. A Alpiagra encerra com chave de ouro, com o espectáculo do fadista Camané, agendado para as 22h00

in O Mirante

Sem comentários: