26 janeiro 2008

Avalancha de obras promete mudar a face da cidade de Santarém

Uma avalancha de obras municipais está prestes a desabar sobre Santarém, prevendo-se que a cidade se transforme num imenso estaleiro durante o que resta do actual mandato autárquico, que expira em Outubro do próximo ano.

Isso mesmo se depreende da exposição de projectos de requalificação urbana que está patente no centro comercial W Shopping até 11 de Fevereiro e que pretende mostrar ao grande público o que já se realizou e o que vai acontecer nos próximos meses no espaço citadino.

A intenção do município é transformar a cidade “numa das mais belas do país”. Em curso está já a empreitada na Avenida do Brasil e a remodelação de uma série de rotundas um pouco por toda a cidade. Ainda para este trimestre estima-se o arranque das obras de requalificação do Jardim da República, da Avenida Bernardo Santareno e da Avenida Marquês de Pombal, em São Domingos.

Até Junho devem também iniciar-se a construção de ciclovias entre a rotunda do Modelo e São Domingos e entre a Escola Secundária Ginestal Machado e o Instituto Politécnico de Santarém. A área verde junto à rua Brigadeiro Lino Dias Valente (perto da rotunda do Modelo) vai receber um parque infantil, uma cafetaria e um skateparque. Só nestes projectos a câmara prevê um investimento global na ordem dos 3,5 milhões de euros.

A intervenção de fundo no Campo Sá da Bandeira, onde vai nascer o Jardim da Liberdade e um parque de estacionamento subterrâneo, pode começar no próximo Verão, segundo Dina Vieira, responsável pelo Departamento de Gestão Urbanística e Ambiente da Câmara de Santarém encarregue dos projectos. Actualmente o processo está na fase de análise das propostas dos vários consórcios concorrentes.

in O Mirante

Sem comentários: